Inovação Online: a realidade da inovação nas empresas

Em primeiro lugar, acredito que nosso foco deva ser o resultado da inovação, ou seu retorno aos stakeholders.
E, se queremos de fato o retorno, ou ROI – Return on Investment – para inovação, não podemos esquecer ou deixar de lado o alicerce da inovação, que a meu ver está no fato de que as ideias não são estáticas, mas sim evolutivas.
Principalmente as que conduzem à inovação de ruptura.
Ora, se as ideias evoluem, temos que ter a inteligência evolutiva de valorizar não apenas elas, mas seus criadores, da forma mais completa possível, que é a de participação e liderança nesse processo.
Antes que você diga que sua empresa já faz isso, por favor responda essas duas perguntas:

• A sua empresa utiliza apenas as ideias produzidas internamente ou ela realiza movimentos de busca de ideias através de profissionais de fora da empresa?
• Caso ela utilize ideias de profissionais de fora da empresa, ela emprega e integra esses profissionais às equipes internas e permite sua liderança nos processos de inovação?

Provavelmente a maior parte das respostas será de pelo menos um não para as duas perguntas.
Na verdade, da minha experiência de mercado na área de inovação, mais de 90% das empresas apresentam pelo menos uma resposta não para as perguntas anteriores.
E a consequência de não termos a origem das ideias, que são os profissionais criativos que a geram, pelos mais variados motivos, evoluindo juntamente com seus insights dentro das empresas, é a desconexão e perda de foco da inovação.
Essa é a realidade da maior parte das empresas, não só no Brasil, mas em todo mundo, pois o paradigma da inovação não é regional.
Aliás, acredito que nosso país tem grandes chances de liderar uma mudança que torne a inovação realmente um processo eficaz nas empresas, ainda mais nesse momento que buscamos sair de uma recessão, tecnicamente comprovada pelos melhores economistas.

____
Rogerio Figurelli – @ 2018-06-05

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s