Inovação Online: A evolução da inovação

Minha visão de evolução da inovação passa por dois caminhos complexos e fundamentais: busca contínua do criador das ideias (seja onde ele estiver) e forte conexão e integração desse criador a todo processo.
Aliás, não estou criando ou inventando nada, pois, se olharmos para trás os cases de sucesso de inovação, dificilmente eles são gerados sem esses dois caminhos.
O problema é que o paradigma de separação de conceitos de inovação e criatividade nos faz não dar a correta relevância ao criador das ideias.
E nesse sentido, talvez a maior ilusão que as empresas possuem é a de que as ideias possam ser criadas unicamente pelas equipes internas, ou ainda, que se possa formar elas continuamente apenas pelo treinamento constante.
Evidentemente que todas empresas possuem seus talentos criativos, mas se desejamos ROI de verdade temos que estar abertos para contratar outros talentos externos, reforçando a ‘prata da casa’.
Mais ainda, é muito provável que as ideias que irão conduzir à inovação de ruptura na sua empresa estejam fora delas, sem paradigmas, em alguma garagem ou sala de pequena empresa que você desconhece.
E se isso é verdade, o mais inteligente em termos evolutivos, a meu ver, é ter uma sistemática de busca constante desses talentos para agregar ao processo de inovação interna, de forma tão forte que permita que esses sejam os futuros CEOs de sua empresa.
Sei que isso vai contra vários conceitos sobre criatividade e inovação e o que pregam a maior parte dos profissionais da área, que buscam resultados mágicos partindo unicamente dos processos, sem o real valor dos autores das ideias relevantes para inovação, seja onde eles estiverem.
Mas, a meu ver, é necessário evoluir esses conceitos, se temos real foco em ROI.

____
Rogerio Figurelli – @ 2018-06-06

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s