Inovação Online: a inovação diante do novo mercado caótico de trabalho

A Inteligência Artificial (IA) se mostra cada vez mais dependente da inteligência natural, o que é no meu entender o grande portal de empregos criados pelos sistemas homem-máquina que conhecemos, embora seja necessário educar e treinar as pessoas para essa oportunidade.

Mas essa não é uma realidade confortável para ninguém, nem para os impactados pela tecnologia, nem para os desenvolvedores dela, o que facilita a inovação. E na prática estamos vendo a formação de um novo mercado de trabalho, muito mais qualificado e competitivo.

E, na verdade, quando máquinas ousam pensar e até mesmo executar atividades ou tarefas cognitivas, antes pertencentes apenas ao domínio humano, temos uma formação de cenários complexos de colaboração e competição de pessoas e máquinas, desenhando um mercado caótico de trabalho.

Se, em tese, a metodologia de inovação online pode ser uma forma de diminuir o caos e buscar a ordem em qualquer mercado, penso que ela pode contribuir para a criação e descoberta de modelos inovadores de trabalho.

Por exemplo, de que forma empresas e seus colaboradores podem utilizar a IA para aumentar os negócios em mercados internacionais, gerando mais retorno para todos stakeholders, pode ser um desafio a ser endereçado pela inteligência e criatividade humana.

Talvez a IA tenha capacidade até mesmo de buscar soluções nesse nível, o que também abre as portas para a inovação pelo caminho dos desenvolvedores da tecnologia, como comentei no início.

E o caos está justamente na velocidade de criação e descoberta, diante da oscilação, quase aleatória, de colaboração e competição dos atores envolvidos.

____
Rogerio Figurelli – @ 2018-06-08

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s